top of page
Foto do escritorJoão Marcos Albuquerque

2ª Edição do Cineclube começa com 52 participantes Inscritos

Ontem demos início à 2ª edição do cineclube, cujo tema é Crise Climática, Antropoceno e Cinema. Para minha alegria, superamos a expectativa de inscritos. Somos 52 participantes aprendendo e debatendo sobre cinema e sua relação com o tema.


No 1º encontro tivemos aula e debate sobre o filme “O Cavalo de Turim”, de Béla Tarr e Ágnes Hranitzky, uma obra que nos coloca no tempo do fim, nos últimos momentos que precedem a extinção. Como passar a sensação, para o espectador, da iminência do fim? No cinema, uma narrativa tradicional sobre o fim da humanidade é aquela da extinção abrupta e imediata, causada seja pelo impacto de um corpo celeste (o planeta Melancolia, no filme Melancolia, do von Trier) ou por algum fenômeno ambiental, como no filme 4:44 – O Fim do Mundo, de Abel Ferrara. Mas “O Cavalo de Turim” cria uma outra configuração do fim. Nas palavras de Viveiros de Castro e Danowski, no livro Há Mundo Por Vir, “Mas o mundo pode, ao contrário, ir se ausentando aos poucos. O prospecto da crise ambiental planetária parece expor a espécie menos ao risco de uma morte súbita que ao agravamento de uma doença degenerativa, cujo início insidioso havia nos escapado”.


É nesta perspectiva do “ir se ausentando aos poucos” que “O Cavalo de Turim” trabalha o fim. No filme, o fim é lento, vai se instaurando aos poucos, a cada dia. Através da estética da lentidão, Béla Tarr aborda a extinção no campo formal, por meio de longos planos que enquadram o “tempo morto”, ou seja, aqueles momentos em que “nada acontece”, como algumas teorias do cinema chamam estes momentos, onde o conteúdo apresentado não parece justificar a duração do plano. Mas será que “nada acontece”, mesmo? Ao fugir do convencional, e propor uma nova temporalidade para representar o tempo do fim, Béla Tarr criou uma obra singular, imprescindível para se pensar o momento em que vivemos, assim como o cinema contemporâneo.


Aprofundamos a discussão durante o 1º encontro, em 2 horas de aula e debate. Ainda temos três encontros. Se quiser entrar agora no cineclube, mande mensagem no direct ou e-mail. Dá para assistir à gravação da 1ª aula e participar dos outros encontros.


Aos 52 participantes: muito obrigado!

Comments


bottom of page