top of page
Foto do escritorJoão Marcos Albuquerque

Com 102 Participantes, Concluímos o CineCuti - O Cinema de Glauber ROcha

Atualizado: 3 de mar.

Com 102 participantes, concluímos a 11ª Edição do CineCuti, onde analisamos os aspectos estéticos, narrativos, políticos e históricos do cinema de Glauber Rocha.


Na 1ª aula tracei um panorama do início do Cinema Novo, onde Glauber tem participação fundamental como um dos principais criadores. Abordei aspectos biográficos, como sua infância em Vitória da Conquista, até chegar em Deus e o Diabo na Terra do Sol, a primeira obra de Glauber a ter imenso impacto internacional. Analisamos o filme utilizando como guia o grande professor e especialista em Glauber, Ismail Xavier. Em resumo, Ismail diz haver uma teleologia da salvação em Deus e o Diabo, um desdobrar inevitável da História rumo à Revolução (“O Sertão vai virar Mar/O Mar virar Sertão”).


Na 2ª aula trabalhei a 2ª fase do Cinema Novo, que se estende do início da ditadura até o decreto do AI-5. Falei sobre o cinema brasileiro nesta época, para depois adentrar em Terra em Transe, obra que pode ser lida como uma alegoria de Glauber para apresentar os motivos e circunstâncias que levaram ao Golpe de 1964.


Na 3ª aula trabalhei a última fase do Cinema Novo, sua fase Tropicalista. Apresentei o Tropicalismo nas artes brasileiras, o contexto político e cultural do país, para então analisar o Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro. Neste filme, onde Glauber foi premiado no Festival de Cannes com o prêmio de Melhor Diretor, acompanhamos a conversão do matador de cangaceiros, Antônio das Mortes, para o lado dos oprimidos. Em Dragão da Maldade, Glauber retoma elementos de Deus e o Diabo e Terra em Transe, fazendo um filme onde a ideia de revolução volta para o horizonte de ação, mas é limitada em seu alcance pelas forças da modernidade capitalista.


Na 4ª aula fiz uma exposição de todo o período de Glauber no exílio até seu retorno. Analisei a obra A Idade da Terra a partir dos conceitos de Kynorama e Montagem Nuclear, conceitos criados pelo próprio Glauber em suas aventuras teóricas. Glauber, como todo grande cineasta, era também um grande pensador do cinema.


As inscrições já estão abertas para a 12ª edição do cineclube, onde vamos abordar O Cinema de Claire Denis. Para mais informações e inscrição, clique aqui.

留言


bottom of page