O tema de hoje é agradável: possessão. Vi recentemente dois filmaços sobre o tema. Nada de cabeças rodando e corpos se envergando para trás. O primeiro filme é um documentário sobre possessão demoníaca na Igreja Católica, e o outro é uma ficção sobre possessão no islamismo.
O documentário se chama Liberami (Deliver Us), e acompanha um padre católico exorcista. O padre trabalha em uma cidade do interior da Itália, é um senhor já septuagenário, que realiza exorcismos tanto em missas abertas quanto pessoalmente. Claro que, para conseguir ser exorcizado com o padre em questão, é preciso chegar bem cedo, pois a fila de possuídos é grande.
Para a Igreja Católica não há nenhuma dúvida quanto a existência de demônios. O documentário nos mostra como estes “demônios” se manifestam nas pessoas, quais os sintomas que indicam a possessão, e descobrimos tudo ao acompanhar a câmera que nos leva até a casa e a rotina dos possuídos. O que percebemos, contudo, através de nosso olhar e linguajar médico/clínico ocidental mais contemporâneo, são pessoas com depressão, esquizofrenia e diversos outros tipos de transtorno mental. O documentário, apesar de tratar de um assunto pesado, consegue ser leve, na medida do possível.
O outro filmaço que assisti sobre possessão se chama Zana, uma produção do Kosovo, cuja protagonista é uma mulher casada, na casa dos trinta anos, que não consegue engravidar, e é cobrada na família e no seu meio social por isso. Chegam à conclusão de que a protagonista não engravida pois está possuída por um Djinn - entidade sobrenatural do islamismo.
Como muitas produções contemporâneas advindas dos Balcãs, Zana trabalha através do suspense e da melancolia os traumas da Guerra de Kosovo. O filme, contudo, tem um olhar psicológico e sociológico sobre o tema, e focaliza as relações entre família, religião e comunidade, para extrair destas relações o machismo, o patriarcado e o peso das tradições que esmagam a protagonista.
Liberami (Deliver Us)
Direção: Federica Di Giacomo
Roteiro: Andrea Osvaldo Sanguigni e Federica Di Giacomo
Itália e França - 2016 - 1h34min
Avaliação: 3/5
Zana
Direção: Antoneta Kastrati
Roteiro: Casey Cooper Johnson e Antoneta Kastrati
Kosovo, Albânia, EUA e Geórgia - 2019 - 1h 37min
Avaliação:
4/5
Comments