O Cinema de Stanley Kubrick - Inscrições Abertas!
- João Marcos Albuquerque
- 17 de mar.
- 2 min de leitura
Inscrições abertas para a 18ª Edição do CineCuti, onde vamos imergir no Cinema de Stanley Kubrick.
Stanley Kubrick é um cineasta de filmes grandiosos que exploram a pequenez do ser humano. Suas obras complexas abordam guerra, tecnologia, colapso social, violência e obsessão sexual, sempre com um olhar cético e satírico, mas sem cair no cinismo fácil.
Vamos analisar cenas em detalhes de quatro filmes de Kubrick, a fim de investigarmos os aspectos estéticos, formais, narrativos e temáticos que constituem o cerne de seu cinema. Serão quatro aulas, cada aula dedicada a análise de um filme, mas sempre colocando a obra analisada em diálogo com o restante de sua filmografia. Vamos do contexto histórico de suas produções até a investigação minuciosa da imagem em movimento, utilizando o saber constituído pela história, teoria e linguagem do cinema.
Ementa: Aula1 – 2001: Uma Odisseia no Espaço
Kubrick e a estética do sublime: o impacto visual e sonoro como experiência transcendental.
Narrativa fragmentada e elíptica: estrutura episódica e os saltos temporais.
Influências e legado de Kubrick: do cinema experimental à ficção científica contemporânea.
O papel da inteligência artificial (HAL 9000) e a relação entre homem e máquina.
Filosofia e misticismo: Nietzsche, Clarke e a evolução humana.
Diálogos com outros filmes: Dr. Fantástico (apocalipse nuclear e controle humano sobre tecnologia), Laranja Mecânica (condicionamento humano).
Aula2 – Barry Lyndon
A Fotografia Naturalista em Barry Lyndon
O tempo em Barry Lyndon: lentidão e contemplação como construção dramática.
Ascensão e queda do protagonista: crítica ao determinismo social e ao ideal de sucesso.
Guerra e violência como espetáculo: ressonâncias com Glória Feita de Sangue e Nascido para Matar.
Diálogos com outros filmes: Laranja Mecânica (destino e livre-arbítrio), O Iluminado (o tempo e o ciclo da violência).
Aula3 – O Iluminado
Do terror ao horror psicológico: adaptação de Stephen King e subversão do gênero
O Overlook Hotel como labirinto e prisão: arquitetura, simetria e a presença do mal.
O uso do Steadicam e os movimentos de câmera hipnóticos em O Iluminado
A loucura e o duplo: ecos de Laranja Mecânica e do realismo estilizado de Barry Lyndon.
A crítica ao ideal de masculinidade e à violência familiar.
Diálogos com outros filmes: 2001 (a insanidade diante do desconhecido), De Olhos Bem Fechados (desejo e medo como forças da psique).
Aula4 – De Olhos Bem Fechados
A despedida de Kubrick: o filme-testamento e a ambiguidade das interpretações.
A desconstrução do desejo masculino: fidelidade, fantasia e poder nas relações.
A mise-en-scène onírica: Nova York estilizada, as cores saturadas e a atmosfera irreal.
A cerimônia secreta e o jogo de aparências: crítica ao poder das elites e ao voyeurismo social.
Inscrições Abertas até 14 de abril. Para saber mais e se inscrever, clique aqui!
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