top of page

O Cinema de Stanley Kubrick - Inscrições Abertas!

  • Foto do escritor: João Marcos Albuquerque
    João Marcos Albuquerque
  • 17 de mar.
  • 2 min de leitura

Inscrições abertas para a 18ª Edição do CineCuti, onde vamos imergir no Cinema de Stanley Kubrick.


Stanley Kubrick é um cineasta de filmes grandiosos que exploram a pequenez do ser humano. Suas obras complexas abordam guerra, tecnologia, colapso social, violência e obsessão sexual, sempre com um olhar cético e satírico, mas sem cair no cinismo fácil.


Vamos analisar cenas em detalhes de quatro filmes de Kubrick, a fim de investigarmos os aspectos estéticos, formais, narrativos e temáticos que constituem o cerne de seu cinema. Serão quatro aulas, cada aula dedicada a análise de um filme, mas sempre colocando a obra analisada em diálogo com o restante de sua filmografia. Vamos do contexto histórico de suas produções até a investigação minuciosa da imagem em movimento, utilizando o saber constituído pela história, teoria e linguagem do cinema.

Ementa: Aula1 – 2001: Uma Odisseia no Espaço

Kubrick e a estética do sublime: o impacto visual e sonoro como experiência transcendental.

Narrativa fragmentada e elíptica: estrutura episódica e os saltos temporais.

Influências e legado de Kubrick: do cinema experimental à ficção científica contemporânea.

O papel da inteligência artificial (HAL 9000) e a relação entre homem e máquina.

Filosofia e misticismo: Nietzsche, Clarke e a evolução humana.

Diálogos com outros filmes: Dr. Fantástico (apocalipse nuclear e controle humano sobre tecnologia), Laranja Mecânica (condicionamento humano).

 

Aula2 – Barry Lyndon

A Fotografia Naturalista em Barry Lyndon

O tempo em Barry Lyndon: lentidão e contemplação como construção dramática.

Ascensão e queda do protagonista: crítica ao determinismo social e ao ideal de sucesso.

Guerra e violência como espetáculo: ressonâncias com Glória Feita de Sangue e Nascido para Matar.

Diálogos com outros filmes: Laranja Mecânica (destino e livre-arbítrio), O Iluminado (o tempo e o ciclo da violência).

 

Aula3 – O Iluminado

Do terror ao horror psicológico: adaptação de Stephen King e subversão do gênero

O Overlook Hotel como labirinto e prisão: arquitetura, simetria e a presença do mal.

O uso do Steadicam e os movimentos de câmera hipnóticos em O Iluminado

A loucura e o duplo: ecos de Laranja Mecânica e do realismo estilizado de Barry Lyndon.

A crítica ao ideal de masculinidade e à violência familiar.

Diálogos com outros filmes: 2001 (a insanidade diante do desconhecido), De Olhos Bem Fechados (desejo e medo como forças da psique).

 

Aula4 – De Olhos Bem Fechados

A despedida de Kubrick: o filme-testamento e a ambiguidade das interpretações.

A desconstrução do desejo masculino: fidelidade, fantasia e poder nas relações.

A mise-en-scène onírica: Nova York estilizada, as cores saturadas e a atmosfera irreal.

A cerimônia secreta e o jogo de aparências: crítica ao poder das elites e ao voyeurismo social.


Inscrições Abertas até 14 de abril. Para saber mais e se inscrever, clique aqui!

 


 
 
 

Comentarios


© Filmes Cuti 2022 - Criado por João Marcos Albuquerque

  • Branca Ícone Instagram
bottom of page