top of page
Foto do escritorJoão Marcos Albuquerque

Top 10 - Melhores Filmes de 2021 Que Ninguém Assistiu

Atualizado: 6 de out. de 2022

Com vocês, o TOP10 dos melhores filmes de 2021 que "ninguém" assistiu!

A ideia aqui é destacar os meus filmes favoritos lançados em 2021 que não receberam a devida atenção por parte do público e crítica. São aqueles filmes desconhecidos, verdadeiros tesouros secretos da sétima arte, que não podem passar despercebidos pelos amantes do cinema.


Critérios para seleção do TOP10:

- Filmes lançados apenas em 2021, seja em festival, streaming ou circuito, em qualquer canto do mundo;

- Filmes que receberam pouca (ou nenhuma) exposição por parte da mídia e do público.



Vamos a lista:

10º

El Perro Que No Calla

Direção: Ana Katz

Opinião: Doce e imaginativo, é um daqueles filmes despretensiosos que conquistam o coração.

-


Integralde

Direção: Radu Muntean

Opinião: Misterioso e intrigante até o último minuto. Nem o gênero do filme conseguimos descobrir.

-



A Night of Knowing Nothing

Direção: Payal Kapadia

Opinião: Mescla de documentário e ficção, o filme aborda as manifestações estudantis na Índia. Poético e político, traça incríveis correlações entre a opressão estatal, o amor proibido entre jovens de castas distintas, a paixão pelo cinema e a luta pela democracia. Uma joia rara.

-


Ana. Sem Título.

Direção: Lucia Murat

Opinião: Brasil não poderia estar melhor representado. "Ana. Sem título." é um filmaço sobre a luta de mulheres artistas pela liberdade e pela vida em meio a opressão das ditaduras da América Latina. Amálgama de documentário e ficção, encanta pela ousadia formal e educa devido à riqueza da narrativa.

-



Mr. Bachman and His Class

Direção: Maria Spech

Opinião: O filme acompanha as aulas do Prof. Bachmann em uma escola para filhos de imigrantes na Alemanha. Enquanto aprendem o idioma alemão, Bachmann os ensina a expressarem seus sentimentos, a amparar os colegas em momentos de dor, a respeitar suas diferenças, e, principalmente, a se sentirem pertencentes a uma comunidade.

-


Life - The Year of The Everlasting Storm

Direção: Jafar Panahi

Opinião: Life compõe uma antologia de curtas sobre a pandemia, entitulada "The Year of the Everlasting Storm". Em Life, acompanhamos a rotina da família do diretor Jafar Panahi durante o isolamento social. Como num passe de mágica, Panahi transforma o mais comum do dia a dia em algo excepcional, carregado de poder simbólico e emocional. É sensacional.

-


Swan Song

Direção: Todd Stephens

Opinião: Como não se encantar com esse filme? Udo Kier está magnífico no papel de um famoso cabeleireiro aposentado que recebe uma última missão: fazer o penteado de uma ex grande amiga, recém falecida, para seu velório. Sobre memória, redenção, saber viver e homossexualidade na 3ª idade.

-


Faya Dayi

Direção: Jessica Beshir

Opinião: A estreia de Jessica Bashir na direção é memorável, por se tratar de um filme lindíssimo sobre uma urgência humanitária. Com uma montagem onírica, o filme aborda a crise do povo Harari na Etiópia, que se encontra entre a perseguição religiosa e o vício do Khat.

-


Onoda - 10 Mil Noites na Selva

Direção: Arthur Harari

Opinião: A história incrível - e verídica - de um combatente japonês que ficou 30 anos em missão, na selva, por não saber que a Segunda Guerra havia terminado há 25 anos. Com uma direção assertiva que mantém o ritmo do filme sempre pulsante, Onoda é uma obra imperdível. Prepre-se para se impressionar.

-


North by Current

Direção: Angelo Madsen Minax

Opinião: O que falar desta obra-prima, quiça o melhor filme de 2021? North by Current é um documentário intimista que conjuga de forma esplêndida temas aparentemente tão díspares como morte, transsexualidade e família. Ninguém sai o mesmo depois da sessão.

-

Comments


bottom of page