No começo você não entende bem qual o rumo da jornada, para onde estamos sendo levados, nem o porque. Conforme caminhamos - pois neste filme somos tão ativos e construtores de sentido quanto espectadores - começamos a destrinchar a mata de significados e afetos. Ao final da trajetória, quando atingimos o destino, ao invés de esgotados, estamos revigorados, e repletos de amor.
Este foi o percurso emocional que trilhei ao assistir o maravilhoso filme “Cameraperson”. E olha que, além de emocional, ele é profundamente filosófico. O filme, como poucos, levanta questões candentes e espinhosas sobra o ofício do cineasta, sobre questões éticas ligadas à criação das imagens e representação de tragédias, sobre dignidade humana, e, principalmente, sobre memória e esquecimento.
O filme é dirigido por Kirsten Johnson, a operadora da câmera em diversos filmes de não ficção, documentários, como por exemplo “Citzenfour”. Daí ela pegou várias filmagens realizadas para estes filmes - mas que não foram utilizadas por eles - e fez uma colagem afetiva e filosófica com elas. O resultado dessa colagem é uma especie de poema filosófico, algo belo, singelo, e que impõe mais perguntas do que respostas - como todo bom trabalho filosófico, não busca responder, mas questionar.
Logo no início, a diretora nos diz que é para vermos este filme como se fôssemos sua memória. Ela nos diz que as cenas escolhidas são aquelas que mais a marcaram ao longo de suas captações de imagem pelos quatro cantos do mundo.
Sua carreira como cineasta é marcada por temas ligadas a violência contra as mulheres, a genocídios étnicos, à questões políticas urgentes.
Portanto, ao longo das quase duas horas, assistimos: aos testemunhos de vítimas de violência na guerra da Bósnia, e de como a guerra marcou as gerações das famílias que sobreviveram; ao nascimento de gêmeos na Nigéria e de como um dos bebês recém nascidos luta, com o apoio da parteira, para manter-se vivo; à condição sensível de sua mãe, diagnosticada com Alzheimer, e que não consegue se lembrar de sua relação com a filha; etc.
Cameraperson
Direção: Kirsten Johnson
Roteiro: Doris Baizley e Lisa Freedman
EUA - 2016 - 1h 42min
Avaliação:
4/5
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