O horror é uma experiência constitutiva da condição humana. E o cinema de terror uma tentativa de catarse, conciliação ou expurgo deste fenômeno. Como disse Hitchcock, “A única maneira de me livrar dos meus medos é fazer filmes sobre eles."
Preparei uma lista especial de filmaços de terror cuti. Quem sabe assim, ao compartilhar nossos medos coletivos por meio da arte, não consigamos encará-los melhor, de frente e com coragem?
Beyond the Black Rainbow (2010)
Direção: Panos Cosmatos
Abram espaço para o primeiro filme do Panos Cosmatos, o diretor mais lisérgico da nova geração do terror. Hipnótico, com um visual arrebatador, "Black Rainbow" é a pedida certa para quem curte um cinema estético.
Mártires (2008)
Direção: Pascal Lagier
Esse é o tipo de filme que não dá pra sair indicando. Quem conhece o cinema extremo francês sabe o que estou falando. Restrito para os fãs do gênero. Extremamente violento, brutalmente metafísico, ninguém sai ileso do filme.
Altered States (1980)
Direção: Ken Russel
Imagine um "2001 - Uma Odisseia no Espaço" às avessas, tanto na temática quanto no ritmo. Frenético, niilista e impactante, Altered States é um dos grandes filmes de terror que ainda permanece pouco conhecido.
Primavera (2014)
Direção: Justin Benson e Aaron Moorhead
Um romance sci-fi de terror para assistir acompanhade. Uma espécie de Richard Linklater com tentáculos. Filosófico, existencialista e emocionante. Um lindo filme de terror (que frase inusitada).
Wake In Fright (1971)
Direção: Ted Kotcheff
Esse aqui é a maior pérola secreta do cinema de terror. O grande nome do cinema Ozploitation, transforma o outback australiano em um inferno de masculinidade frágil e tóxica. AVISO: cenas violentas com animais.
Comments