Lista é coisa séria. Ainda mais a lista de melhores do ano. Enquanto todes estavam lançando suas listas em dezembro de 2022, eu demorei um pouco mais, e lanço a minha agora. Razão: em dezembro eu ainda não havia assistido a alguns filmes que se destacaram no ano. Achei que conseguiria assistir a estes filmes até fevereiro. Missão impossível. Percebi que se dependesse de assistir a todos os destaques do ano passado, eu nunca iria lançar essa lista. Percebi também que toda lista é assim: ninguém consegue assistir a tudo. Estou muito satisfeito com o resultado final. Todos os filmes que coloquei aqui me impactaram profundamente.
Alguns irão se frustrar com esse TOP 10. Muitos dos filmes da lista eu assisti durante festivais, e eles ainda não foram lançados em streaming por aqui. O lance é deixar estes filmes anotados para, quando forem lançados, você conferir. A maioria deles deve chegar em breve.
Critério para montar a lista: o filme deve constar no IMDb como lançado em 2022, ou o filme deve ter sido lançado no Brasil em 2022. Todos os filmes da lista constam no IMDb como produções de 2022, exceto Earwig, que no IMDb está como 2021, mas que chegou no Brasil apenas em 2022 via Mubi.
Vamos à lista:
10. Aftersun, de Charlotte Welles
Esse dispensa apresentações. Grande sucesso de público e crítica, é o filme que mais colocou gente pra chorar em 2022. Eu terminei o filme soluçando.
9. Marte Um, de Gabriel Martins
Um dos melhores filmes de 2022 é brasileiro. Em Marte Um, acompanhamos com o coração na mão a ressurreição de uma família em colapso. Que filme!
8. RRR, de S.S. Rajamouli
Adrenalina, coreografias espetaculares de ação, com uma energia alucinante: é assim que todos blockbusters deveriam ser, mas só RRR conseguiu em 2022. Com imagens lindas e sequências de tirar o fôlego, RRR é a grande aventura épica do ano. Sobre os "heróis" da Independência da Índia.
7. Earwig, de Lucile Hadzihalilovic
O cinema sensorial da Lucile Hadzihalilovic alcança seu ápice imersivo, nos conduzindo por uma narrativa misteriosa de teor surrealista. Um dos filmes mais originais e desafiadores do ano. Fiquei hipnotizado do começo ao fim (e não sei se já consegui sair do transe hipnótico).
6. Mantícora, de Carlos Vermut
Fiquei embasbacado. Um filme audacioso na temática, tocando em assuntos que poucos tem a coragem de abordar. Seus personagens lembram os de Almodóvar, com seus desejos obscuros, e a encenação remete às ultimas obras de Cronenberg. Filmaço perigoso.
5. As Oito Montanhas, de Charlotte Vandermeersch e Felix Van Groeningen
Sobre descobrir quem somos e qual nosso lugar no mundo, através da relação que estabelecemos com o o espaço que habitamos, e com as amizades que cultivamos. Um filme tão bonito que qualquer tentativa de descrevê-lo está fadada a enfraquecê-lo.
4. Joyland, de Saim Sadiq
Achei que nenhum filme me faria derramar mais lágrimas em 2022 quanto Aftersun. Ledo engano. Essa pérola do cinema vem do Paquistão e tem a mesma intensidade emocional que o filme britânico. Sobre os caminhos do amor e da repressão na sociedade paquistanesa. Lindo de morrer.
3. Trenque Lauquen, de Laura Citarella
A obra-prima argentina de mais de 4 horas de duração é um dos tesouros secretos do cinema em 2022. Perpassando por vários gêneros, numa jornada labiríntica e enigmática no melhor estilo Lynchiano, o filme é uma experiência hipnótica e uma verdadeira aula de storytelling.
2. World War III, de Houman Seyyedi
Ninguém está preparado para encarar esse filme. Um grande espetáculo trágico que desperta as mais contraditórias sensações no público, devido à ousadia de suas metáforas e desdobramentos. O povo ria de nervoso no cinema. E eu não sabia se era pra rir ou para chorar. Inesquecível.
Return to Seoul, de Davy Chou
Uma epopeia visceral sobre identidade, pertencimento e família. Com imensa criatividade, o filme se reinventa a cada novo ato, surpreendendo em cada passo que damos juntos da protagonista, em sua busca pelos pais biológicos. Me apaixonei pelo filme. Meu favorito do ano.
Comentários