top of page
Foto do escritorJoão Marcos Albuquerque

Acalme Esse Coração Inquieto (2013)

Atualizado: 6 de out. de 2022

Documentário e drama. Seus protagonistas não são atores, e no filme “interpretam” eles mesmos, borrando as fronteiras entre ficção e realidade. O resultado é uma obra original, de uma delicadeza cintilante e encantadora.


Em Stop the Pounding Heart, estamos no interior do Texas. Acompanhamos o dia a dia de uma menina de 15 anos, membro de uma família de 11 irmãos, que recebe homeschooling de seus pais, tira leite de bezerro para vender no mercado, e que, de repente, acaba se apaixonando. É o despertar desta paixão que irá dar início à um processo de questionamentos relacionadas aos ensinamentos que recebe de seus pais, assim como aos valores predominantes em sua comunidade.


O filme bebe na fonte do neorrealismo italiano e do cinema vérité, para explorar através do realismo as dinâmicas socioculturais desta comunidade no Texas. Ao acompanhar nossa protagonista, adentramos na cultura pró-armamentista, no homeschooling - como ele é feito, o que é ensinado, quais motivos o fazem ser preferível à educação privada ou estatal -, na força da religião e na interpretação bíblica por parte dos membros da comunidade, nas estruturas patriarcais e machistas que compõem as relações familiares e de trabalho. Por fim, adentramos no íntimo de nossa protagonista, ao acompanharmos seus encontros com um jovem boiadeiro da região, e de como o desdobrar desta relação ira afetar seus sentimentos, desejos e medos, dando início a uma crise existencial por não conseguir assimilar os valores que lhe são impostos como naturais. Assim, acompanhamos seu despertar para a paixão ao mesmo tempo que seu despertar para questões de cunho feminista, teológico e existencial.


Lindo, delicado e original.


Acalme esse coração inquieto

Direção: Roberto Minervini

Roteiro: Roberto Minervini e Diego Romero

EUA, Itália e Bélgica - 2013 - 1h 38min


Avaliação:

4/5

Comments


bottom of page