Imagens chocantes se contrastam com imagens de encantadora beleza. Conectando diversos temas, como transtorno pos traumático, mudanças climáticas e capitalismo irascível, o resultado final é impactante, pois ao mesmo tempo melancólico e esperançoso. É Impossível não se emocionar, assim como é impossível não se deixar levar hipnóticamente pelas incríveis imagens criadas pelo diretor Valentyn Vasyanovych.
Atlantis é considerado uma ficção científica distópica. Se passa em 2025, e as forças ucranianas acabam de vencer a guerra com as forças russas e pro separatistas. O que sobra da localidade pos guerra, contudo, são rios poluídos e insalubres, cidades em ruínas, terra devastada, minas espalhadas pelas estradas, enfim, um território hostil, não mais propício à vida.
Para quem não sabe, desde 2014, após a anexação da Crimeia pela federação russa, a Ucrânia está em uma guerra dissimulada com seu vizinho. Milhares de militares e civis já foram mortos neste conflito que parece ganhar proporções cada vez maiores. Estamos agora em abril de 2021, dia 10, e a notícia que acabo de ler na mídia alemã DW é sobre uma escalada sem precedentes nas tensões na região. Dimitry Kodak, assessor de Putin, disse a pouco que “pode ser o início do fim da Ucrânia”.
Atlantis conta a história de um ex soldado ucraniano que participou da guerra contra a Rússia. Ao longo do filme, vamos nos deparar com os destroços da guerra, através do psicológico devastado de nosso protagonista, de uma paisagem arrasada e sem cor, mas principalmente através dos cadáveres que são encontrados através de escavações realizadas por uma equipe de arqueólogos que trabalham em uma ONG cujo objetivo é dar um enterro digno aos mortos que foram enterrados pelos inimigos e dados como desaparecidos durante a guerra. Durante um conflito armado - uma guerra civil, uma guerra entre países, onde quer que haja um genocídio em curso - há uma prática comum por parte dos inimigos de enterrar os corpos dos assassinados, para que ninguém saiba seu paradeiro, na esperança de que, assim, a dimensão real de suas ações nunca alcance os registros da história.
Pois bem, nosso protagonista irá se deparar com os membros dessa ONG, e começará a trabalhar para eles. E você irá acompanhar os desdobramentos deste trabalho com os olhos atentos e o coração encharcado.
Atlantis
Direção e Roteiro: Valentyn Vasyanovych
Ucrânia - 2019 - 1h 48min
Avaliação:
4,5/5
コメント