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Foto do escritorJoão Marcos Albuquerque

Realismo Fantasmagórico - Cinema Contemporâneo do Leste Asiático

O Realismo Fantasmagórico é um conceito criado pela pesquisadora Cecília Mello para abarcar algumas criações cinematográficas contemporâneas oriundas do leste asiático, em especial os cinemas de Tsai Ming-Liang, Naomi Kawase e Apichatpong Weerasethakul. O conceito funciona como uma ponte para conectar as características ligadas ao realismo cinematográfico de André Bazin com as tradições religiosas e espirituais do leste asiático, como o budismo, o taoísmo, o xintoísmo e o animismo. Vamos lá.


André Bazin foi um dos principais teóricos do cinema, e ele identificou no movimento do neorrealismo italiano o modelo para a criação de sua teoria acerca do realismo cinematográfico. Para Bazin, o realismo está ligado a forma como o cinema trabalha sua verdadeira vocação. O cinema, segundo Bazin, consegue captar a realidade objetivamente, sem intermediação da subjetividade humana. Quanto melhor o cinema for usado para reproduzir a realidade como ela é, mais próximo ele estará de sua essência. Para atingir tal finalidade, o cineasta deve manipular formalmente seu filme de acordo com determinados critérios. Entre as características do Realismo Baziniano estão: o uso do plano longo em detrimento da montagem, pois o plano longo respeita a unidade real do tempo e do espaço; a filmagem em locações reais e não em estúdios artificiais; o uso de atores não profissionais; uma narrativa interessada no cotidiano etc.


Cecília Mello identifica todas estas características do realismo baziniano em alguns cineastas do leste asiático. No entanto, estes mesmos cineastas trabalham em seus filmes com o sobrenatural, com a aparição de espíritos e fantasmas em sua diegese. Como conciliar estes dois termos (realismo e fantasmagoria) sem ser contraditório? Cecília Mello propõe que este universo fantasmagórico faz parte da cosmologia destes cineastas, ou seja, da forma como eles percebem e pensam sobre o mundo. O diretor Tsai Ming-liang revelou para a Cecília Mello em uma entrevista que eleacredita em fantasmas. Logo, a concepção do que é a realidade para estes cineastas engloba essa dimensão sobrenatural.


Nas palavras de Cecília Mello:


“Gostaria de sugerir que as raízes da combinação original de realismo com uma dimensão sobrenatural na obra de Tsai Ming-Liang e Apichatpong Weerasethakul podem ser encontradas na própria realidade religiosa e espiritual da Tailândia e de Taiwan, com influências do budismo, do taoísmo e do animismo. São obras que estão ancoradas no real – no tempo presetne, empregando uma estética realista, interessando-se pelo cotidiano, mas que não deixam de admitir em sua diegese a presença ativa de fantasmas e espíritos."

O Realismo Fantasmagórico será abordado com mais profundidade nos dois próximos cineclubes. Para inscrições e mais informações sobre o cineclube, clique aqui!






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