Eu sei que você gosta de um filme bem bizarro. Que bom, porque aqueles que não gostam já morreram por dentro. Filmes despudorados, iconoclastas, corajosos e ousados. Separei cinco filmes da Mostra de São Paulo que você não pode perder.
Vamos a lista:
Medusa, de Anitta Rocha da Silveira
O filme nacional Medusa está rodando o mundo arrancando elogios. Venceu o prêmio de Melhor Filme Latino Americano no prestigiado Festival de San Sebastian, e venceu Melhor Direção no Festival de Sitges, o maior festival dedicado aos gêneros terror e fantasia. E agora Medusa retorna a sua terra natal. Sobre um grupo de mulheres conservadoras religiosas que rondam as ruas atacando aquelas que consideram “pecadoras”. Esse vai ser brabo.
Sinopse: Há muitos e muitos anos, a bela Medusa foi severamente punida por Atena, a deusa virgem, por não ser mais pura. Hoje, a jovem Mariana pertence a um mundo em que deve se esforçar ao máximo para manter a aparência de uma mulher perfeita. Para não caírem em tentação, ela e suas amigas se esforçam ao máximo para controlar tudo e todas à sua volta. Porém, há de chegar o dia em que a vontade de gritar será mais forte.
Lamb, de Valdimar Jóhannsson
Pois é. Tentaram manter o segredo, mas todo mundo já sabe: um dos personagens é uma criança-ovelha. Como se não bastasse, ainda inventaram um prêmio em Cannes, só para premiar Lamb. Eu que não vou perder essa loucura.
Sinopse: María e Ingvar são um casal de islandeses que mora com seu rebanho de ovelhas em uma fazenda isolada de tudo. Quando descobrem um misterioso recém-nascido na propriedade, decidem criá-lo. A perspectiva inesperada de formar uma família os deixa felizes, antes de finalmente destruí-los.
Vencedor do prêmio por originalidade da seção Um Certo Olhar do Festival de Cannes.
Saloum, de Jean Luc Herbulot
Um faroeste do Senegal, com boa parte da crítica internacional dizendo que o filme é insano. Tem elogio melhor? Tem. Ser exibido na Mostra de São Paulo, e ser assistido por você.
Sinopse: Feridos depois de fugir de um golpe de Estado e de resgatar um traficante de drogas da Guiné-Bissau, os famosos mercenários conhecidos como Bangui Hyenas —Chaka, Rafa e Midnight precisam de tempo para consertar e reabastecer seu avião e, assim, voltar para Dakar, no Senegal. Eles se escondem em um acampamento de férias na região costeira de Sine-Saloum e fazem o possível para se misturar aos outros hóspedes, incluindo Awa, uma mulher muda com seus próprios segredos, e um policial, que desconfiam estar atrás deles. Mas é Chaka quem, por acaso, está guardando o segredo mais sombrio de todos.
Exibido no Festival de Toronto.
Titane, de Julia Ducournau
A fofoca rola o mundo na velocidade da luz. Foi assim que descobrimos, em Titane, a existência de uma cena onde a protagonista transa com um carro. Você leu direitinho. Agora é ver pra crer – e para entender. Grande vencedor do Festival de Cannes 2021.
Sinopse: Um jovem com o rosto ferido é descoberto em um aeroporto. Ele afirma se chamar Adrien Legrand —mesmo nome de uma criança que desapareceu há dez anos. No momento em que ele finalmente reencontra o pai, terríveis assassinatos se acumulam na região.
A Vingança é minha, Todos os Outros Pagam em Dinheiro, de Edwin
Edwin, o diretor da película, é considerado o Quentin Tarantino da Indonésia. Seu filme é sobre um lutador que se apaixona, mas não consegue transar com sua amada, porque é broxa. Inconformado, ele busca uma solução para seu problema. E eu ainda quero ver isso. Grande vencedor do Festival de Locarno 2021.
Sinopse: Ajo Kawir é um lutador que não teme nada, nem mesmo a morte. Sua fúria em lutar é impulsionada por um segredo: a impotência. Quando seu caminho cruza com o de uma lutadora chamada Iteung, Ajo é espancado de maneira humilhante. E, então, ele se apaixona. Mas será que essa escolha o fará ter uma vida feliz com Iteung e, eventualmente, encontrar sua própria paz de espírito?
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