Depois de 135 participantes na 1ª edição, estamos de volta com a 2ª edição!
Poucos diretores influenciaram tanto o cinema como Andrei Tarkovski. Com uma filmografia de apenas 7 longas-metragens, Tarkovski produziu trabalhos enigmáticos e poéticos que revolucionaram uma ampla gama de gêneros, incluindo a ficção científica, as histórias de guerra, os ensaios cinematográficos e os dramas históricos.
A beleza pictórica de suas imagens, suas reflexões metafísicas sobre a humanidade e suas observações filosóficas sobre o cinema o fazem ser considerado como um dos maiores cineastas da história. Já em sua época, Tarkovski era reverenciado por grandes nomes do cinema, como Bergman.
"Para mim, Tarkovski é o maior, aquele que inventou uma nova linguagem, fiel à natureza do cinema, à medida que ele captura a vida como um reflexo, a vida como um sonho", disse Bergman em uma entrevista. E o que seria essa nova linguagem criada por Tarkovski?
Tarkovski tem um estilo único. Seu uso inovador da linguagem cinematográfica imerge o espectador em um outro espaço-tempo. No livro “Esculpir o Tempo”, Tarkovski diz: “O fator dominante da imagem cinematográfica é o ritmo, que expressa o curso do tempo no quadro”.
Tarkovski alçava o ritmo à fundamento principal da arte cinematográfica. E o ritmo, para o russo, não é criado pela montagem, como até então pregava-se, mas a partir do curso do tempo que cada cineasta esculpe no plano. A isso Tarkovski chamava “Esculpir o Tempo”. Vamos investigar a forma com que Tarkovski esculpia o tempo.
Vamos analisar, também: as relações entre tempo e memória; os simbolismos presentes em sua obra; o papel central da natureza em seus filmes; sua visão de mundo; a espiritualidade e a metafísica presentes em suas narrativas; e porque ele via seus filmes como atos de criação capazes de revelar o significado existencial.
Vamos investigar os aspectos filosóficos, estéticos, políticos e espirituais na obra de Andrei Tarkovski, enquanto aprendemos sobre linguagem, teoria e história do cinema. Vamos conjugar a análise interpretativa e especulativa de suas narrativas com a análise estética e formal.
E aí, vamos juntos desbravar o Cinema de Andrei Tarkovski?
Como funciona o CineCuti?
Os Filmes da Edição
A Infância de Ivan (1962)
Solaris (1972)
O Espelho (1975)
Stalker (1979)
Ementa + Cronograma
Quartas às 18h30
16/10
Aula sobre:
A Nouvelle Vague Soviética e o Surgimento de Tarkovski + O Realismo Socialista + Os Sonhos em A Infância de Ivan + Análise do filme A Infância de Ivan
30/10
Aula sobre:
O Sistema Simbólico de Tarkovski + Os Elementos Naturais em sua obra + Tarkovski adaptando um livro + Análise do filme Solaris
06/11
Aula sobre:
Biografia de Tarkovski e o Papel da Memória em sua obra + O Conceito de "Esculpir o Tempo" + Realismo Onírico + Análise do filme O Espelho
13/11
Aula sobre:
Um filme Maldito: Problemas da Produção de Stalker + O Plano Longo em Tarkovski (características e efeitos) + Estranhamento Temporal + Análise do filme Stalker
Realizador
João Marcos Albuquerque
Professor, crítico e curador de cinema, criador e responsável pelo Filmes Cuti. João Albuquerque é Mestre em Filosofia pela UFRJ, autor de críticas, ensaios e artigos publicados em mídias como Outras Palavras, Midia Ninja e Cine Ninja, além de produzir todo conteúdo do Filmes Cuti. Professor do CineCuti, com mais de 170 horas de aulas ministradas e gravadas sobre história, teoria e linguagem do cinema.
Investimento
Edição Andrei Tarkovski - R$100,00
Pacote Promocional com três edições do CineCuti - R$275,00
O pagamento é realizado com toda segurança pelo PagSeguro.
Próximas Edições
16ª Edição:
O Cinema de Wong Kar-Wai
Início - 19/11/2024
17ª Edição:
O Cinema de David Cronenberg
Início - 14/01/2025