Há certos filmes que nos deixam uma marca indelével. Como pesadelos recorrentes, suas imagens cismam em ressurgir, assombrando nossa existência. E para homenagear o poder obscuro que elas exercem sobre nossa consciência, selecionei cinco filmes com cenas que me impactaram profundamente. Vamos a lista:
La Región Salvaje, de Amat Escalante
Uma das maiores preciosidades do cinema de ficção científica e de horror dos últimos anos. Um filme enigmático que vai se revelando aos poucos, escalando sua tensão até a chegada de uma cena icônica que, na narrativa, é a manifestação da natureza em seu estado mais primitivo.
Dont Look Now, de Nicolas Roeg
Saiba que, ao concluir o filme, uma imagem irá se apossar de sua mente, e ficará para sempre incrustrada em sua memória. Sobre o luto de um casal que perde sua única filha. Prepare-se para um jump-scare traumatizante.
Kill List, de Ben Wheatley
Um dos melhores filmes de horror da última década é também um dos mais desconhecidos. Dois mercenários aceitam um trabalho misterioso que os coloca no centro de uma conspiração macabra. Só digo uma coisa: a cena do Corcunda. Um filme perverso com um plot twist genial.
Begotten, De Elias Merhige
Toda cena em Begotten é impactante, pois Elias Merhige aborda o horror metafísico da condição humana a partir do plano formal, em uma montagem tão pertubadora quanto as imagens criadas. Com ritmo e visual chocantes, o filme é a representação de um pesadelo infernal.
À Meia Noite Levarei sua Alma, de José Mujica Marins
A violência gráfica, a aranha, o bar e o delírio. Do maior clássico do horror brasileiro, de um dos cineastas mais perseguidos pela ditadura, vêm algumas das cenas mais malditas do cinema nacional. Assombroso e histórico.
Comments