Prepare-se para uma experiência cinematográfica única.
Em produção por cinco anos - CINCO ANOS - “La Casa Lobo” é uma animação em stop motion que mescla várias técnicas artísticas. O filme surpreende a cada quadro pela exuberância criativa de seu visual, pela forma com que vai se transformando em cada quadro, surpreendendo a cada nova cena e proporcionando um dinamismo e uma riqueza estética raramente vistas na história do cinema. Não consigo nem imaginar a trabalheira absurda que foi produzir este filme.
La Casa Lobo conta a história de Maria, uma menina que foge da sua comunidade rural no interior do Chile e se refugia em uma casa abandonada na floresta, onde passa a viver com dois porcos que habitam o mesmo local.
A história é livremente adaptada de um fato real. É Inspirada pelos acontecimentos da “Colonia Dignidad”, a infame colônia alemã fundada por Paul Schäfer no Chile, e que conseguiu unir nazismo, abuso sexual infantil e apoio à ditadura de Pinochet em um só local.
O filme consegue passar tudo isso sem ser explícito. E está aí o poder da animação: o filme é terrivelmente sombrio e assustador, sem cair na exposição e na apelação da representação fidedigna das atrocidades ocorridas. Tudo se desenvolve de forma simbólica, alusiva, metafórica, e assim conseguimos acompanhar toda narrativa com encantamento e um certo embrulho no estômago, mas sem fechar os olhos, pelo contrário, acompanhamos tudo completamente hipnotizados.
A Casa Lobo
Direção: Joaquín Cociña e Cristóbal León
Roteiro: Alejandra Moffat, Joaquín Cociñae Cristóbal León
Chile e Alemanha - 2018 - 1h 15min
Avaliação:
4/5
Σχόλια