top of page

A chorona

  • Foto do escritor: João Marcos Albuquerque
    João Marcos Albuquerque
  • 17 de fev. de 2021
  • 1 min de leitura

Não se trata da porcaria estadunidense entitulada “ A Maldição da Llorona”. Este filme da Guatemala se chama apenas “La Llorona”, e é um filmaço de terror político.


A Guatemala teve uma das ditaduras mais sangrentas da América Latina sob o governo de Efraín Ríos Montt.


Em 2013, Efraín foi condenado sob a acusação de ter ordenado a morte de quase 1800 pessoas do grupo étnico Ixil Maya durante seu período no poder, no início dos anos 1980. Privação de comida, estupro, assassinatos cruéis: tudo isso e mais um pouco na conta do ex-ditador.


O filme se passa durante o julgamento de Efraín, e acompanhamos como sua família reage às acusações direcionadas ao patriarca. Passamos a maior parte do filme dentro de sua casa, que está cercada por uma multidão de manifestantes que exigem sua condenação. No meio disso tudo, uma nova empregada, de origem maia, começa a trabalhar para a família.


O diretor optou por representar o período mais sangrento da história de seu país através de uma cinematografia que remete ao gênero terror, mas não é terror de ficar dando sustinho não. É um terror denso, que preenche cada quadro, cada segundo do filme. É o terror das milhares de vítimas de um genocídio. É o terror das famílias das vítimas, que buscam justiça há 30 anos. É o terror de um povo massacrado.


Tem algum gênero mais adequado que o terror para expressar todo esse horror?


A Chorona

Direção e Roteiro: Jayro Bustamante

Roteiro: Jayro Bustamante e Lisandro Sanchez

Guatemala e França - 2019 - 1h 37min


Avaliação:

4/5


Comments


© Filmes Cuti 2022 - Criado por João Marcos Albuquerque

  • Branca Ícone Instagram
bottom of page