top of page
Foto do escritorJoão Marcos Albuquerque

Last and First Men

Last and First Men. O sucessor de 2001, uma odisseia no espaco. Top10 melhores filmes de 2020. Uma obra inesquecível e original.


Dois bilhões de anos no futuro, uma humana tenta estabelecer contato com nós, humanos do século XXI. Ela precisa de nossa ajuda, assim como nós precisamos da ajuda dela.


Narrado por Tilda Swinton e dirigido por Jóhann Jóhannsson, o filme mostra os principais acontecimentos a nível universal que se desdobraram de nossa época até bilhões de anos no futuro. Descobrimos uma nova espécie de humanos, com outro funcionamento cerebral, outra sociabilidade, outra constituição física. A humana no futuro também filosofa sobre o tempo, a vida, o mundo e o universo. A narração da Tilda prende a atenção e faz seus olhos ficarem arregalados do início ao fim.


O filme é baseado no livro homônimo de 1930, escrito por Olaf Stepledon. Livro este que, segundo Arthur C. Clarke (autor de 2001), “No book before or since has ever had such an impact upon my imagination”.


Gravamos um vídeo apresentando o filme é analisando alguns de seus aspectos. Para assistir, só clicar no link: https://www.youtube.com/watch?v=Ise21Qztmmg.


Obs: interessante observar que, como o livro foi escrito em 1930, acreditava-se que nós, humanos, estaríamos vivos bilhões de anos no futuro. A crença na ideia de que o progresso, calcado no domínio sobre a natureza e na extração de recursos naturais, seria infinito, e a única fonte de perigo para nossa sobrevivência viria de fora da Terra, seria causada por fatores externos à nos, estrangeiros, alienígenas. Hoje, com o aquecimento global, vivendo no antropoceno, é difícil de imaginarmos como será a vida na Terra daqui a 100 anos, devido às mudanças climáticas. E sabemos que somos nós, humanos, nossa principal ameaça.


Last and First Man

Direção: Jóhann Jóhannsson

Roteiro: Olaf Stapledon, Jóhann Jóhannsson, José Enrique Macián

Islândia - 2020 - 1h 10min


Avaliação:

5/5

Comments


bottom of page