Lista é coisa séria. Ainda mais quando é uma lista sobre os melhores de 2023 até o momento (agosto). Esse tipo de lista, normalmente, é lançado no meio do ano, em junho-julho, para marcar os melhores lançamentos até a metade do ano. Mas aqui no Filmes Cuti eu lanço a lista em agosto-setembro, pois assim ganho mais tempo para assistir aos filmes lançados. E aqui vai meu TOP10 do ano até agora.
Critérios: Filmes lançados no cinema ou em streaming em 2023; Filmes que chegaram na internet em 2023 (bons entendedores entenderão); Filmes que foram lançados em outros anos em festivais, mas que chegaram agora no circuito comercial, como é o caso de Luz nos Trópicos, que foi lançado em 2020, mas está sendo exibido nos cinemas em 2023.
Vamos ao Top10:
10. Burial, de Emilija Skarnulyte
Uma experiência sensorial e imersiva pelas ruínas do antropoceno. Tátil e conceitual.
9. The Artifice Girl, de Franklin Ritch
Os dilemas éticos da inteligência artificial, abordados com habilidade narrativa e de mise en scène.
8. Anhell69, de Theo Montoya
Ziguezagueando entre o documentário e a ficção, Anhell69 é uma incursão queer, punk e marcante no mundo LGBTQIAPN+ de Medellín, onde a juventude morre precocemente, povoando a cidade com seus fantasmas. Sobre a luta e o luto das minorias, onde o passado obstrui o futuro.
7. The Plains, de David Eastel
Quando o cinema, por meio da criatividade e da sensibilidade humana, transforma a rotina em ritual, extraindo o que há de singular em toda repetição. Um roadmovie estranhamente cativante que, imediatamente após as três horas de duração, já me deixou com saudade. Amei.
6. Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho
Muito se fala do cinema como registro fantasmagórico. Mas, aqui, Kleber parte dos fantasmas para realizar uma necromancia. Há enorme diferença entre fantasmagoria e necromancia. Enquanto o primeiro é um registro dos vivos que já morreram, o segundo é um registro dos mortos que voltam a vida. Essa é a magia de “Retratos Fantasmas".
5. Topology of Sirens, de Jonathan Davies
No cinema, quando o som toma precedência sobre a imagem, sabemos que estamos diante de uma obra rara. Topology é uma preciosa investigação sonora que vai adquirindo contornos místicos conforme avançamos nessa espécie de caça ao tesouro em busca de um som originário.
4. Sem Ursos, de Jafar Panahi
Todo filme do Jafar Panahi é um manifesto artístico e político. Fazendo filmes clandestinamente a anos, já que proibido de filmar pelo governo iraniano, em "Sem Ursos" Jafar parte de sua situação para explorar as dinâmicas sociais e culturais mais profundas de seu país. Fabuloso.
3. Showing Up, de Kelly Reichardt
É uma delícia - e uma tremenda sorte -podermos nos aclimatar com os filmes da Kelly Reichardt. Pois no cinema de Reichardt é tudo uma questão de atmosfera, de entrar no clima e sintonizar nossa respiração com o pulsar do filme. E assim ela nos apresenta o que há de excepcional no ordinário de nossas vidas.
2. Luz nos Trópicos, de Paula Gaitán
O filme de Paula Gaitán é um monumento e uma miniatura. Um monumento devido a suas enormes proporções de escopo, alcance filosófico e poder artístico. E uma miniatura, por ser construído enfatizando os detalhes do alto Xingu: a respiração de sua flora e fauna, a pele e os gestos de seus habitantes, as curvas de seus rios. Sublime.
1. De Humani Corporis Fabrica, de Lucien Castaing-Taylor e Verena Paravel
A experiência mais visceral que tive com um filme este ano. Uma viagem pelo interior do corpo humano, através de uma montagem corajosa de vídeos de procedimentos médicos operatório. Ao final, a estranha sensação de ter vivenciado uma revelação metafísica inexprimível.
-------------------------------------------------
Lista dos filmes e onde assistir:
De Humanis Corporis Fabrica – Mubi
Luz nos Trópicos – nos cinemas
Showing Up – Internet
Sem Ursos – estreou nos cinemas em Maio 2023
Topology of Sounds – internet
Retratos Fantasmas – nos cinemas
The Plains – Mubi
Anhel69 – internet; exibido no Festival Olhar de Cinema
The Artifice Girl – internet; exibido no Fantaspoa 2023
Burial – Mubi
Comentarios